Imagens fotográficas de espaços urbanos: conceitos básicos de geometria na disciplina de desenho técnico

Pimenta, Fábio de Lucena Pereira

Resumo

O presente trabalho, elaborado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – o ProfEPT , tem como objetivo analisar o potencial pedagógico de um livro digital voltado para o curso técnico de Edificações que, a partir da utilização de imagens fotográficas relacionadas a espaços e paisagens urbanas, aborda conceitos básicos de Geometria como uma introdução ao Desenho Técnico. Iniciamos com pesquisas bibliográficas e documentais sobre temas pertinentes ao ensino de Geometria e Desenho Técnico no curso de Edificações do Ensino Médio Integrado, além de entrevistas com docentes destas mencionadas disciplinas que atuam neste contexto educacional, buscando uma aproximação à realidade desta área de ensino para compreender quais seriam os déficits de conhecimento de alunos ingressantes a este curso que funcionam como obstáculo a um pleno desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Desenho Técnico. Após esta etapa inicial, foi desenvolvido um livro digital para ensinar conceitos básicos de geometria com a finalidade de auxiliar na disciplina de Desenho Técnico voltado para o curso de Edificações do Ensino Médio Integrado, que aborda, de forma interdisciplinar, por meio de imagens – principalmente fotografias da paisagem urbana da Cidade de João Pessoa - as disciplinas de Geometria e Desenho Técnico, buscando articular os conceitos teóricos destas áreas do conhecimento com a realidade concreta vivenciada cotidianamente por professores e alunos. Em seguida, este material didático foi avaliado por docentes que lecionam as mencionadas disciplinas em diversas instituições de Educação Profissional e Tecnológica do país. Ao final, ao analisarmos o material didático à luz de toda a investigação, concluímos que o nosso produto educacional ocupa o espaço de uma necessidade factível de introdução de alunos recém ingressantes ao Ensino Médio Integrado do curso de Edificações aos estudos do Desenho Técnico; que suas características interdisciplinares e de ensino contextualizado às vivências dos alunos são necessárias e pertinentes à conjuntura na qual se insere; que o conteúdo apresentado é congruente com os seus objetivos; que suas qualidade visuais – principalmente as imagens utilizadas – logram relacionar os conceitos abstratos de Geometria e os assuntos de Desenho Técnico ao cotidiano dos estudantes, bem como, por fim, que sua dimensão pedagógica é pertinente e lhe proporciona a possibilidade de ser utilizado na área educacional ao qual se dirige.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.