CONHECER E SE RECONHECER: RODAS DE CONVERSA COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

SILVA, MERLAYNE PÂMELA DE OLIVEIRA E

Resumo

Este projeto de intervenção planeja oportunizar aos discentes do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS) uma aprendizagem significativa para a atuação na Atenção Primária em Saúde. Tem como objetivo principal promover rodas de conversa como ferramenta de conhecimento acerca das atribuições do ACS durante a sua formação técnica. A proposta visa trabalhar com três rodas de conversa temáticas que vão além da ementa do currículo do Curso Técnico de ACS, propiciando momentos de discussão entre os estudantes, tornando-se um espaço de reflexão e interação. A partir das discussões nas rodas de conversa, espera-se preencher algumas das muitas lacunas percebidas na formação do ACS com relação ao conhecimento das suas atribuições e que o impedem de construir sua própria identidade profissional, seja por muitas vezes assumir demandas que não são próprias da sua profissão ou não desempenhar de fato o que lhe concerne. Conhecer o que lhe compete e se reconhecer na profissão escolhida são algumas das premissas para que o agente desempenhe um trabalho efetivo, fortalecendo e aumentando a resolutividade da atenção primária às demandas da população. Por fim, sugere-se a realização de pesquisas que considerem as “vozes” dos trabalhadores ACS e dos estudantes acerca das suas necessidades de formação e especialização.

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