Teoria dos números no ensino básico: um estudo no primeiro ano do ensino médio

Santos, Jailson Almeida da Paixão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma maneira de calcular todos os divisores positivos de um número natural usando uma consequência do teorema fundamental da aritmética. Para isso, foi ministrada uma aula em uma turma do primeiro ano do ensino médio do IFPB, Campus Campina Grande, com a participação de 24 alunos, em que foi apresentado o conceito de divisibilidade, números primos e as duas formas do teorema fundamental da aritmética, além de exemplos sobre como calcular todos os divisores positivos de um número natural e a quantidade de tais divisores positivos. Além disso, os alunos responderam um questionário sobre o assunto de divisores positivos de um número natural. Analisou – se se os alunos da turma sabem calcular todos os divisores positivos de um número natural e determinar a quantidade de divisores positivos que um número natural tem. Além disso, verificou – se suas respectivas opiniões acerca do método usado para calcular todos os divisores positivos de um número natural. De acordo com as porcentagens obtida nos resultados foi possível notar que houve um maior nível de satisfação entre os alunos, com a utilização desse método para encontrar os divisores positivos dos números naturais.

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