Dificuldades de aprendizagem com operação de divisão de números naturais apresentadas por alunos do 6º ano

Costa, José Mikaell dos Santos

Resumo

Sabemos que neste período pós-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, índices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conteúdos da grade curricular da Matemática se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emergência desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em operação da divisão de números naturais apresentadas pelos alunos do 6º ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no município de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho exploratório e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados através de um questionário via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou perceptível que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas questões contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados às outras operações matemáticas. Por fim, foi possível concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das operações de divisão é através da resolução de problemas, fazendo correlação com o cotidiano dos alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.