A CONTRIBUIÇÃO DO SOROBAN NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES DE SOMA E SUBTRAÇÃO: Um estudo de caso com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental
BONIFÁCIO FILHO, FRANCISCO RONALDO
Resumo
O Presente trabalho tem como objetivo geral verificar a contribuição que o Soroban pode proporcionar para a aprendizagem das operações de soma e subtração de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental. Com a efetivação desta pesquisa, também queremos apresentar o Soroban como uma ferramenta de ensino alternativo para a operações de soma e subtração, além de demonstrar alguns benefícios que a prática desse instrumento pode proporcionar aos praticantes. A metodologia adotada na pesquisa é caracterizada como experimental, visto que fizemos um experimento com os alunos utilizando o soroban com o objetivo de testar a nossa hipótese: que se os alunos utilizarem o soroban, então a sua aprendizagem das operações de soma e subtração terá melhora. Destarte, utilizamos uma entrevista com quatro questões direcionadas aos participantes, para o levantamento dos dados da pesquisa, caracterizando assim em um estudo de caso. A partir das informações obtidas, foi realizada uma reflexão sobre a utilização do ábaco Japonês como ferramenta auxiliar na aprendizagem das operações de soma e subtração, a qual demonstrou que o soroban vai muito além de contribuir para a resolução e aprendizagem das operações matemáticas em questão, pois o mesmo permite desenvolver o saber matemático nos estudantes de uma forma lúdica e concreta, causando assim um impacto positivo na aprendizagem de quem utiliza tal instrumento didático.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.