ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

SILVA, DEREK ALLAN OLIVEIRA E

Resumo

O ensino inclusivo deve conjugar a igualdade de oportunidades com a valorização das diferenças como condição para uma aprendizagem equitativa. Neste sentido, o Desenho Universal para Aprendizagem surge como uma abordagem metodológica potencial que pode proporcionar aos estudantes múltiplos modos de engajamento, representação e ação e expressão. Como pergunta norteadora desta pesquisa, estabelecemos: Quais estratégias diversificadas, tendo como base o Desenho Universal para Aprendizagem, podem favorecer a aprendizagem matemática na perspectiva inclusiva? Como objetivo geral, propor estratégias diversificadas de ensino de matemática tendo como base o Desenho Universal para Aprendizagem. O percurso da pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa do tipo exploratória. Contudo, a proposta de planejamento para o ensino de figuras geométricas contemplou diversos orientadores facilitadores: para o acesso, a curiosidade, autonomia e afetividade por meio da manipulação e interação com os múltiplos materiais didáticos táteis, audiovisuais e digitais; para a construção, o relato de conhecimentos prévios, a fluência dos recursos didáticos para a exposição do objeto de conhecimento, a percepção da evolução na construção do conhecimento e para a internalização, a exposição da experiência adquirida através do diálogo, a experiência prática que otimiza as expectativas e antecipações, a autoavaliação e reflexão a partir da percepção de evolução e entre outros.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.