GEOGEBRA E ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTUDO DE PROJEÇÕES ORTOGONAIS EM QUESTÕES DO ENEM
ALEXANDRE JÚNIOR, SEBASTIÃO FELIX
Resumo
A inserção de softwares matemáticos no sistema educacional tem gerado debates sobre sua real eficácia e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: seria possível o professor incluir esses softwares como ferramentas de auxílio para o estudo de matemática, em especial de geometria? Dessa forma, este trabalho tem como objetivo estudar a aplicabilidade de softwares matemáticos durante as aulas de matemática. Para tal propósito, apresenta-se a metodologia de pesquisa aplicada em modelo de oficina por meio do uso do Geogebra 3D, em um total de dois encontros com uma turma do ensino médio do IFPB - Campus Cajazeiras. Para estruturação da oficina, foi elaborada uma lista de exercícios com enfoque nas ferramentas do programa e no estudo de elementos de geometria plana e espacial, assim como a escolha de algumas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre o assunto de projeções ortogonais. A dinâmica ocorrida durante as aula e o relato positivo dos alunos sobre o uso de softwares associados a resolução de problemas matemáticos, mostra que este tipo de ferramenta pode ser de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.