O USO DA LIBRAS NA MATEMÁTICA
SOUZA, INGRYD IANE LIRA DE
Resumo
Esta pesquisa discute a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para um professor de Matemática, pois existe uma carência de professores especializados para ensinar alunos surdos nas escolas. Tem como objetivo geral investigar as metodologias e práticas utilizadas pelos professores para ensinar matemática a alunos surdos e também visa sensibilizar sobre a importância de ter alguma familiaridade com a LIBRAS para sua carreira. A pesquisa foi feita por um formulário eletrônico para docentes atuantes de Matemática do município de Cajazeiras-PB. A relevância de pesquisar sobre esse tema está também na necessidade de transparecer o quanto a LIBRAS precisa está cada vez mais presente na escolaridade, fazendo com que assim os docentes em Matemática procurem cada vez mais buscar novas estratégias, práticas e metodologias para melhor ensinar esses alunos. Chegando à conclusão que além da necessidade de um estudo e uma busca aprofundada pela parte do professor, a presença de um intérprete é de suma importância auxiliando a comunicação entre professor e aluno surdo, tentando diminuir as dificuldades existentes. Como também a disciplina de LIBRAS é essencial estar presente nas grades curriculares das licenciaturas e salientar que nesse processo existe a importância dos outros profissionais do ambiente escolar, pois um ensino inclusivo de qualidade não é fácil e envolve e depende da ação conjunta de gestores, professores e família.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.