UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA POLÍGONOS REGULARES INCRITOS NA CIRCUNFERÊNCIA
Sousa, Juliana Moreira de
Lima, Joseane Soares de Sousa
Resumo
Este trabalho se dedica a esboçar algumas técnicas de desenhos geométricos a partir de uma sequência didática com auxílio do software de matemática o “GeoGebra” como uma ferramenta para auxiliar os professores de matemática no ensino de problemas ligados à geometria. O que o desenho geométrico (técnicas) contribui para a aprendizagem da geometria? Como o “GeoGebra” contribui para o aprendizado? Por que a sequência didática ajuda no ensino dos conceitos da geometria? Assim, para responder essas perguntas foi mencionada a importância do desenho geométrico na matemática, bem como, os materiais e as técnicas para o ensino de conteúdo da geometria plana. Inicialmente, foi feita uma análise sobre a história do desenho geométrico na matemática e ressaltado também algumas características do GeoGebra e as ferramentas que o software oferece para as determinadas construções da geometria. Assim, foram elaborados modos de como construir pontos, segmentos de reta, semirretas, retas perpendiculares e paralelas, polígonos regulares e ângulos. Além disso, para dar continuidade na pesquisa, foi elaborado uma sequência didática para a resolução de seis problemas geométricos envolvendo polígonos regulares inscritos na circunferência, tendo como auxilio o software GeoGebra. Tais problemas foram adaptados do livro didático do autor Dante (2016) que é utilizado pelas turmas do 2º ano do Ensino Médio, na 10ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba. Com isso, pretendeu-se assim, apresentar uma proposta de trabalhar problemas ligados à geometria a partir de uma sequência didática, com o auxílio do GeoGebra. Vale salientar que, o software sozinho não transmite conhecimento nenhum, ou seja, outro ponto a ser pensado é a formação continuada dos professores quanto ao uso de maneira adequada do software. De natureza qualitativa as técnicas utilizadas para o seu desenvolvimento baseiam-se em revisões bibliográficas realizando análise a partir das ideias de outros autores existentes em artigos, livros, dissertações e demais fontes de consultas, visando o principal objetivo de proporcionar sequências didáticas com o emprego do software “GeoGebra” como ferramenta para auxiliar as aulas do professor de matemática no ensino de conceitos da geometria. Neste sentido, os professores podem trabalhar nas suas aulas de maneira organizada e eficiente a partir de uma sequência didática em um ambiente de geometria dinâmica os conteúdos geométricos. já que segundo Marinho (2010), o desenho geométrico concretiza de forma gráfica, os conhecimentos teóricos da geometria plana. Portanto, os alunos por meio da manipulação, da observação podem justificar seus raciocínios no GeoGebra e se tornarem construtores do conhecimento.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.