INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MODELAGEM

HENRIQUES, WEGNA IANNI SOUZA

Resumo

Diante da necessidade da adoção de novas práticas pedagógicas que visem fazer com que o aluno participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o protagonista da construção dos seus conhecimentos, surge a importância do papel do docente enquanto mediador desse processo de construção de conhecimento. No contexto da educação técnica/profissionalizante, aliar teoria e prática pode se tornar um desafio, mas é crucial para preparação dos alunos que adentrarão no mercado de trabalho. Face ao exposto, o presente trabalho visa contribuir para aprimorar as técnicas de ensino e aprendizagem do componente curricular Modelagem I, do Curso Técnico em Modelagem de Vestuário, através de uma proposta de intervenção pedagógica que utiliza os próprios alunos como referência nas aulas da disciplina, sendo uma possível forma de estímulo para que eles assimilem o conteúdo, potencializando o aprendizado. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa exploratória pautada em uma revisão bibliográfica de trabalhos científicos que abordassem as temáticas de modelagem e ensino, especialmente em bancos de dados como: Google acadêmico, Periódicos Capes e Scielo. Espera-se, enquanto resultados, que a utilização de uma intervenção pedagógica no contexto da educação profissional possa contribuir para o aumento no desempenho acadêmico dos estudantes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.