ESTÍMULO À CRIATIVIDADE EMPREENDEDORA EM ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MARKETING: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
NASCIMENTO, ALDIR MELO DO
Resumo
O trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de estímulo à criatividade empreendedora em estudantes do Curso Técnico em Marketing, corroborando para que professores e alunos experienciem uma prática educativa que promova participação, autonomia e empoderamento. Esta proposta baseou-se na compreensão da importância da criatividade, na perspectiva do empreendedorismo, para a construção do conhecimento e a formação profissional. Foi utilizada, como procedimento metodológico, a pesquisa educativa com finalidade técnico-pedagógica pragmática, por sua natureza qualitativa e aplicada ligada ao ensino em vista de obter um resultado formativo eficaz a partir da produção didática para responder às necessidades da formação. A proposta pedagógica apresentada consistiu numa sequência partindo do planejamento até a avaliação, sendo composta por etapas de estudos teóricos de conceituação, integração em equipe, construção de ideias com o uso de ferramentas de gestão, finalizando com a criação e a apresentação de planos de negócios baseados nos 4 P do Marketing. Espera-se que esta proposta favoreça experiências educativas criativas, fortalecendo o protagonismo de professores e alunos do curso técnico em Marketing numa via de mão dupla, de modo que a vivência de estímulo à criatividade empreendedora desperte uma rotina criativa e empoderada no processo formativo, pois mais do que a teoria apresentada em sala, o aluno aprende pelo exemplo encontrado na dinâmica do professor em suas aulas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.