A ludicidade no ensino de matemática no fundamental II

MONTEIRO, Francisco de Assis

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo das relações de aprendizagem matemática com o uso da ludicidade, para tanto é importante destacar a grande necessidade de uma aprendizagem mais significativa desde os anos iniciais, assim, será mostrado a importância do lúdico, com intuito de obter melhores resultados, teremos como base revisões bibliográficas e citações de pesquisas realizadas por teóricos como (YOUNG, 2001) e (OLIVEIRA, 2020). Também serão abordados pensamentos de diversos outros autores sobre o tema, dentre eles estão (ALMEIDA, 2003), (KLINE, 1976) e (VYGOTSKY, 1989), evidenciando assim, a importância de trabalhar com a ludicidade no ensino de matemática. O trabalho também apresenta um paralelo entre ensino tradicional e o ensino pautado na ludicidade, trazendo alternativas de como o professor pode inclusive interdisciplinar os conteúdos matemáticos com outras disciplinas e ainda assim usar a ludicidade como forma de conseguir melhores resultados, dentre as práticas encontradas na pesquisa, é apresentado também uma atividade realizada em uma turma do ensino fundamental II, onde é apresentado o jogo da velha com multiplicação, também acontece a exposição de relatos dos educandos de que o exercício foi realizado de forma exitosa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.