A utilização de materiais didáticos manipuláveis nas aulas de Matemática

Nóbrega, Gabrielly Vitória Barbosa da

Resumo

A utilização de Materiais Didáticos Manipuláveis enquanto metodologia alternativa para o ensino da Matemática auxilia os estudantes a construírem os conhecimentos matemáticos de forma mais harmoniosa e interessante. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar a utilização de Materiais Didáticos Manipuláveis nas aulas de Matemática. Para alcançar o objetivo pretendido realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizando um questionário para produção e coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram cinco professores de Matemática que lecionam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em escolas estaduais diferentes na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. A análise dos dados foi realizada fundamentada nos referenciais teóricos adotados a luz das nossas interpretações sobre o tema. Ressaltamos que os participantes da pesquisa estão utilizando os Materiais Didáticos Manipuláveis nas aulas de Matemática e afirmam que a utilização possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem da Matemática. Apontamos também, as influências positivas experenciadas na formação inicial, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática, sendo perceptível a importância desta disciplina no curso de Licenciatura em Matemática para a prática pedagógica do futuro professor. Por fim, para enriquecer o texto e colaborar com o ensino de Matemática por meio de Materiais Didáticos Manipuláveis, apresentamos uma sugestão de proposta didática com a utilização do Jogo Equilíbrio. Concluímos que a manipulação é fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, devendo sempre relacionar a utilização do material com o conteúdo a ser trabalhado e a realidade dos alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.