RELAÇÃO ENTRE O MARKETING E A ESTATÍSTICA NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
FREITAS, ANA TEREZA FERNANDES DE
Resumo
O objetivo principal deste estudo é compreender como o marketing é importante para as empresas e de que maneira a estatística pode colaborar com a retenção e fidelização de clientes. Marketing possui um conceito com várias interpretações e, ao longo do tempo, cada autor conceituou o termo de um modo distinto. Por diversas vezes, o conceito de marketing é confundido com a definição de vendas, no entanto, vendas é somente uma parte do marketing. O marketing é um campo do conhecimento que abrange todas as atividades relacionadas às relações de trocas, direcionadas para o atendimento das necessidades dos consumidores e a satisfação dos desejos. Para segmentar um público-alvo é necessário agrupar os clientes de um certo produto, que possuem características em comum, como, por exemplo, a frequência que adquirem ou usam o produto ou serviço, o potencial de compra ou o período de fidelidade ao produto. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e exploratória com relação aos objetivos. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos, livros, teses, dissertações, anais de eventos, dentre outros, para a realização de uma breve revisão teórica. Foi observado o quanto a estatística é importante para o marketing de uma empresa e no que investir.
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