O aplicativo Whatsapp como recurso de letramento digital no contexto do ensino remoto
Barbosa, Francinaldo Montenegro
Resumo
Este artigo discute a maneira pela qual as tecnologias digitais, inseridas no ambiente escolar, promovem mudanças na prática pedagógica. Para esta discussão, foi considerado o aplicativo WhatsApp, enquanto uma ferramenta digital, no contexto do ensino remoto. Nesse sentido, surgiu o questionamento: Quais as contribuições do aplicativo WhatsApp para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no decorrer da Pandemia de Covid-19? Com base nisso, a presente pesquisa objetivou, a partir da literatura mobilizada, compreender as contribuições do WhatsApp como ferramenta digital no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no contexto da pandemia do covid-19. Recorremos à pesquisa bibliográfica, utilizando os apontamentos de Soares (2002), Rojo (2012), Chartier (1998) e Freire (2015), com a finalidade de refletir sobre a ampla utilização das mídias sociais, a exemplo do WhatsApp, como um recurso digital que pode ser usado em contextos educacionais, recorrendo, principalmente ao trabalho de Xavier e Serafim (2020). Os resultados revelaram que o aplicativo passou a ser utilizado como ferramenta auxiliar para o estabelecimento de relações interpessoais e enquanto plataforma viável para a implementação do ensino, fora do ambiente escolar tradicional, mediante seus recursos, capazes de possibilitar a divulgação e circulação dos trabalhos das disciplinas, o registro dos percursos (dificuldades e progressos) da turma mediante as novas realidades do ensino remoto, bem como facilitar as interações em grupo, contribuindo para as atividades de leitura e escrita.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.