O jogo "sonho com a botija": contribuições para aprendizagem da matemática
SILVA, Paulo Pereira Isidro
Resumo
Os professores de matemática estão constantemente presenciando a desmotivação e desinteresse dos discentes, já que uma grande parcela deles não vê a importância em aprender os conteúdos que são apresentados em sala de aula. Considerando as perspectivas teóricas da Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, os jogos digitais estimulam o desenvolvimento intelectual das crianças, e o uso de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) na aprendizagem da matemática contribui para o pensamento lógico e crítico, na resolução de problemas, na tomada de decisão de uma maneira prazerosa e satisfatória, tornando a aprendizagem interessante e motivacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo em RPG Maker que contribua para a aprendizagem matemática. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa a qual foi empregada, foca em situações relevantes que não podem ser quantificadas, mas busca aprofundar o tema para obter informações sobre motivações, ideais e atitudes dos educandos diante do uso de jogos digitais. Como resultados, é discutido como professores de matemática que não possuem conhecimentos avançados em programação podem utilizar o software RPG Maker no desenvolvimento de jogos digitais, e é apresentado o jogo “Sonho com a Botija” que visa contribuir para estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
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