Quarto de despejo: uma proposta de leitura em sala de aula
Alves, Solange Marques
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura literária da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus. Discorre sobre a importância do gênero diário para a construção de narrativas pessoais enquanto gênero que dialoga com a percepção social, histórica, política e econômica de quem o escreve. Assim, toma-se como norte de leitura o preconceito racial e estrutural que permeia o dia a dia da autora. A proposta nasceu a partir do meu estágio supervisionado de observação II, ao refletir sobre como o tema preconceito racial é trabalhado em sala de aula e propor uma sequência básica para uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II. Dessa forma, mostra-se importante refletir sobre as narrativas pessoais de Carolina Maria de Jesus, com a finalidade de despertar o interesse dos discentes, por se tratar de uma escritora pobre, negra e favelada. Foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica. Utilizou-se como aporte teórico as reflexões sobre o gênero diário apresentados por Bastos (2021), os estudos dos gêneros textuais de acordo com Marcuschi (2008), a importância do letramento literário segundo Cosson (2008) e as construções narrativas pessoais de Jesus (1961, 2007 e 2014). Por fim, como principais resultados dessa pesquisa, pôde-se constatar que o Diário de Carolina é de suma importância para ser trabalhado em sala de aul
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.