No meio do caminho tinha uma pandemia: (re) configurações do estágio supervisionado no Curso de Letras – Português do IFPB

Silva, Rickison Cristiano de Araújo

Resumo

O Estágio Supervisionado, seja ele de observação, seja de prática docente, apresenta-se como um momento fundamental na formação inicial dos futuros professores de línguas, neste caso especificamente os de língua portuguesa, pois é quando o licenciando está inserido na realidade que o espera e que atuará futuramente. No entanto, a vivência nesse contexto passou por mudanças e reconfigurações necessárias devido a pandemia instaurada pela COVID-19, de modo que pudesse dar prosseguimento às atividades educacionais sem que houvesse disseminação do vírus. Nesse sentido, esta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: que configurações o Estágio Supervisionado na Licenciatura de Letras – Português, na modalidade à distância, do IFPB sofreu em virtude do contexto pandêmico?. Para respondê-lo, delimitou-se como objetivo geral: analisar as (re) configurações do Estágio Supervisionado na Licenciatura de Letras – Português durante atividades de Ensino não Presenciais (AENPs) durante a pandemia. Em função deste, os objetivos específicos foram: a) caracterizar a realização do Estágio Supervisionado no curso de Letras – Português na modalidade EAD; b) identificar as (re) configurações dos estágios supervisionados realizados durante as AENPs; e c) Analisar os desafios e dificuldades encontrados durante a vivência nos estágios supervisionados. Teoricamente, considera as contribuições de teóricos e pesquisadores que refletem e evidenciam o Estágio Supervisionado enquanto contexto de formação docente e que discutem e conceituam acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Educação a Distância (EAD), tais como Pimenta e Lima (2010), Freire (2011), Guimarães (2012), Hodges et all (2020), Moreira e Sclemmer (2020), entre outros. Metodologicamente, está situada no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2015), de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007; LUDKE, ANDRÉ, 1986) e de cunho autoetnográfico (ELLIS; ADAM, BOCHNER, 2011; ONO, 2018; MAGALHÃES, 2018). Os dados analisados revelaram a presença de reconfigurações institucionais a partir da publicação de Decretos e Resoluções à nível nacional e local, isto é, no âmbito do IFPB que orientaram o início das práticas de Estágio Supervisionado durante o período pandêmico, quando as escolas públicas realizavam o ERE. Identificou-se, também, reconfigurações pedagógicas realizadas nas disciplinas de Orientações de Estágio Supervisionado, pelos docentes, de modo que a dimensão teórico-prática fosse equivalente ao que estava proposto no PPC, bem como as diversas realidades apresentadas pelos discentes. Essas reconfigurações nas disciplinas de OES revelaram a confluência entre o “ideal” e o “real” existente durante as práticas de estágio supervisionado na formação dos futuros professores de português.

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