O gênero anúncio publicitário na sala de aula: uma proposta para o 8º Ano do Ensino Fundamental

Rolim, Márcio Jonhson Cruz Pereira

Resumo

Considerando a presença dos gêneros do discurso nas interações sociais e, especialmente, o gênero anúncio publicitário, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, este trabalho tem como objetivo propor uma sequência de aulas centrada no gênero anúncio publicitário, pondo em destaque a linguagem persuasiva como uma de suas principais características. Para tanto, trazemos conceitos sobre gêneros do discurso na perspectiva de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). Sobre o gênero especificamente trabalhado, citamos autores como Melo (2008) e Costa Lara e Sousa (2007). O presente trabalho justifica-se pela importância que tem no cotidiano das pessoas e isso pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa por meio do trabalho com os eixos de ensino propostos pela BNCC (BRASIL, 2018): leitura, oralidade, análise linguística/semiótica e produção de textos. A sequência que foi elaborada é composta por quatro aulas e está direcionada ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Ao fim do trabalho, destacamos que esta proposta é apenas uma possibilidade para o trabalho com o gênero anúncio publicitário, podendo ser adaptada conforme a necessidade do professor. De modo geral, percebe-se que o estudo do gênero anúncio a partir da sequência proposta pode contribuir para um melhor processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.