Análise geotécnica do solo para o emprego em sublastro ferroviário: estudo de caso em subtrecho da Ferrovia Nova Transnordestina

Santos, Taynara Vitoria de Sousa

Resumo

Os modais de transporte são importantes por diversos fatores, dentre eles o crescimento e desenvolvimento para uma região, diante disso, a Ferrovia Nova Transnordestina com 1753 km de extensão, está sendo implantada com origem em Eliseu Martins (PI) e segue em direção aos portos do Suape (PE) e Pecém (CE). As ferrovias são compostas pelo pavimento ferroviário constituído por camadas de subleito, sublastro e lastro, que em obras de infraestrutura é necessário que sejam realizados estudos geotécnicos nas camadas de sua composição visando a eficiência de seus materiais constituintes. O sublastro possui características que podem aumentar a capacidade de suporte da estrutura, além de distribuir os esforços dentre as camadas, devendo assim, ser constituído por materiais de qualidade que atendam as normas do projeto geotécnico. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um estudo de caso no subtrecho do MVP-03 da Ferrovia Nova Transnordestina entre os km 126+940 e 127+420 trazendo a análise geotécnica dos materiais coletados através das fichas de ensaios disponibilizados pela construtora. Por meio de revisão bibliográfica foi possível classificar os solos presentes no local de estudo e analisá-los através dos resultados dos ensaios previstos para os projetos geotécnicos de vias ferroviárias. Os resultados constatam grande quantidade de finos na amostra e índices insuficientes de compactação e expansão do material, concluindo que o solo analisado não se enquadra nos parâmetros normatizados, devendo assim ser substituído.

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