PRÁTICAS SIMULADAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE PROPRIEDADES RURAIS COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
LEITE, WENDELL QUEIROZ
Resumo
A elaboração de práticas pedagógicas dentro das instituições de ensino que visam aplicar metodologias ativas em alternativa aos sistemas de ensino tradicionais, oferece a oportunidade de os alunos aplicarem o conhecimento teórico na prática fornece a possibilidade da concretização do conhecimento e a formação do pensamento crítico. Neste sentido, a simulação de assistência técnica a propriedades rurais, através da estruturação de um projeto de trabalho, tem como objetivo estimular a formação do pensamento crítico do aluno com relação a implementação de tecnologias em atividades agropecuárias. O projeto consiste em 3 partes; 1) orientação e elucidação, consiste nas orientações iniciais oferecidas pelo professor; 2) apresentação da proposta de projeto, estruturado pelos próprios alunos; e 3) execução e apresentação dos resultados do projeto. Através disso, o projeto coloca os alunos como os protagonistas da construção do seu próprio conhecimento, estimulando o processo de autoaprendizagem. A execução do projeto, irá contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias no âmbito profissional, contribuirá para a formação do pensamento crítico, sociocultural e transformação do conhecimento, além de reduzir a distância entre aluno e professor, pelo professor ter o papel de mentor e mediador do conhecimento.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.