UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NA MODALIDADE REMOTA

FREITAS, JOÃO HELVIS RODRIGUES DE

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de Língua Portuguesa desenvolvido através de Habilidades de Leitura e interpretação com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s em meio a pandemia do COVID-19 de forma a considerar as contribuições dessas tecnologias para uma didática interativa, através do conhecimento mediado pelo professor diante do processo de ensino de Língua Portuguesa na modalidade remota. Esse ensino está fundamentado na proposta da Base Nacional Comum Curricular - BNCC ao Currículo Estadual da Paraíba e adaptado às contingências da pandemia. Esse estudo tem como embasamento teórico autores como Morin (2001), Prozo (2001), Derlos (1999), Rabelo (1998), Freire (1993) e Caldas (2006), por meio de uma discussão sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, a da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Diretriz Curricular Estadual da Paraíba de Contingência do COVID-19 aplicado ao desenvolvimento de Habilidades de Leitura e interpretação textual. Metodologicamente nosso trabalho se constitui em quatro momentos com uma proposta de intervenção pedagógica na aplicação de atividades lúdicas no desenvolvimento da leitura e interpretação textual através de habilidades na modalidade remota. Com isso, vislumbramos um modelo com uma perspectiva digital do ensino de Língua Portuguesa, que é o ensino/aprendizagem integrando as tecnologias à educação norteadas em habilidades de leitura e interpretação textual. Os resultados obtidos com a pesquisa em questão em quatro momentos, visando alcançar todos os objetivos estabelecidos no desenvolvimento de habilidades na modalidade remota.

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