Educação ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA
Resumo
O conhecimento da futura vida profissional do aluno poderá ser estimulado a partir de técnicas implantadas dentro de empresas como o exercício prático da utilização de ferramentas e novos recursos tecnológicos, utilizando informações que transformam atividades e seus procedimentos, com isso, tornando eficaz o percurso formativo de técnicos em um ambiente de educação profissional. A Proposta de Intervenção Pedagógica (PIP) Educação ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva seletiva objetiva que cada grupo de aluno apresente uma intervenção dentro de uma empresa alimentícia na área de Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva no processo de fabricação de produtos alimentícios utilizando o uso de tecnologias para melhorar a rotina da empresa e, portanto, melhorar o descarte de resíduos dentro do processo produtivo. A PIP usa metodologias ativas como a colaboratividade, realizada pelos alunos do campus Cabedelo-Pb. A pesquisa é fundamentada em um projeto de educação ambiental. Cada grupo de 5 alunos do IFPB irá apresentar de forma presencial na empresa como deve ser feita esta separação do material e, com isso, também aumentando a produtividade da empresa e ajudando ao meio ambiente, o professor irá supervisionar e avaliar a ministração do profissional e as intervenções positivas e/ou negativas no ramo alimentício Os resultados esperados são: transformar o aluno em um profissional habilitado para instalar um projeto de educação ambiental dentro de uma empresa, responsabilidade em conjunto com o professor na construção de contêineres devidamente identificados para ser a coleta seletiva, ao longo do processo de produção da coleta dos resíduos de cada etapa da produção. Quando cada aluno interage de forma a ser o responsável dentro do meio empresarial ele assume a responsabilidade futura que exercerá como técnico e experimenta a vivência e a prática, itens essenciais para a educação profissional
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.