INFOGRAFIA, VISUALIZAÇÃO DE DADOS E INTERDISCIPLINARIDADE: A PESQUISA-AÇÃO “Visualizando a Gente”

MEDEIROS, RODRIGO PESSOA

Resumo

O presente trabalho relata uma pesquisa-ação em Projeto Integrador no 1 ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Integrado em Multimídia no IFPB - campus Cabedelo em 2019 e teve o objetivo de criar visualizações de dados a partir de dados sobre os 43 discentes. Projeto Integrador é uma disciplina que apresenta a proposta de articular outras disciplinas para desenvolver um tema complexo, o qual nenhuma delas consegue resolver individualmente. O método de pesquisa-ação foi escolhido para essa articulação com um processo de oito etapas, sendo a penúltima uma específica da criação e adaptação dos infográficos e visualizações de dados. Como resultado, o projeto gerou sete visualizações de dados que foram apresentados pelos discentes e demonstrou como a pesquisa-ação pode ser um método utilizado neste tipo de proposta pedagógica, além de proporcionar aos discentes o contato com a habilidade profissional do processo da criação da visualização de dados.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.