Mapeamento sistêmico sobre estratégias de ensino de matemática para estudantes com TEA

Vitalino, Andréia Maraiza de Souza

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se por um conjunto de sintomas que afeta as áreas da comunicação, socialização e do comportamento. Os cuidados mais efetivos têm apenas algumas décadas, que se devem, principalmente, à coragem de algumas famílias ao desbravarem fronteiras na luta pelo tratamento do autismo e no enfrentamento à exclusão. Faço parte ativamente dessa luta, pois sou mãe de autista. Também, na figura de professora de matemática tenho buscado compreender no lugar dos processos escolares a participação e a efetiva aprendizagem do estudante autista. Daí, surge a iniciativa em escrever sobre inclusão, educação matemática e autismo. A proposta desta pesquisa é apresentar um panorama de artigos publicados nos anais dos principais eventos científicos do país, que versam sobre estratégias de ensino de matemática para estudantes com TEA. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e utiliza como procedimento metodológico o mapeamento sistêmico proposto por Motta, Basso e Kalinke (2019). O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados nos repositórios dos eventos: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), publicados no intervalo dos anos 2012 e 2022. Em um espaço amostral de 6.510 trabalhos publicados, definimos como foco de estudo as “práticas educativas, propostas de ensino” (06), subdividido em 2 subfocos: Tecnologia Assistiva (01) e Tecnologia Educacional (05). O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área da Educação Matemática Inclusiva, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Todavia, é importante enfatizar a escassez de trabalhos sobre TEA publicados em anais dos principais eventos científicos sobre educação matemática no país, fato que, está quantificado no portfólio

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.