O ensino de matemática e libras: uma revisão bibliográfica

Albuquerque, David Bezerra Ferreira de Sousa e

Resumo

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica sobre o ensino de matemática para surdos no Brasil e tem como objetivo investigar os métodos utilizados e os desafios que os professores de matemática enfrentam no processo de ensino e aprendizagem, buscando refletir sobre a história da educação de surdos e os recursos que podem ajudar os alunos a desenvolver aprendizado de Matemática. A discussão que sustenta este estudo está fundamentada em autores que tratam do tema, como Oliveira (2005), Borges (2006), Pereira (2008) e Alberton (2015). Os trabalhos selecionados foram produzidos entre os anos de 2015 e 2022, em sua maioria dissertações, que versam que a terminologia existente não é suficiente para inserir ou transmitir o conteúdo, sendo necessário o desenvolvimento de sinais específicos para o ensino da matemática e seu respectivo conteúdo. Por fim, este trabalho está estruturado para integrar as publicações que ampliam a compreensão de como a metodologia e/ou o uso de recursos diferenciados podem afetar a aprendizagem de alunos surdos, sendo fundamental a formação continuada dos professores para que os alunos possam se beneficiar de uma aprendizagem significativa, especialmente em matemática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.