Construção e aplicação de um sistema sustentável para o tratamento de água da chuva como ferramental didática no processo de ensino aprendizagem

VASCONCELOS, Bruno de Souza

Resumo

Uma sequência didática foi aplicada para o ensino do conteúdo Misturas: Tipos e Processos de Separação, numa abordagem CTSA, utilizando-se um sistema de purificação de águas de chuva sustentável como projeto a ser avaliado por uma turma do 3o ano do curso técnico em eletrônica. Para tanto, vários recursos foram utilizados na sequência didática, seguindo-se a ordem: apresentação de vídeos educativos sobre a importância da água (exploração de TICs); apresentação de aula expositivo-dialogada sobre misturas; experimentação em laboratório utilizando-se sistemas de destilação simples para explicar os fenômenos físico-químicos relacionados à formação e condensação de vapores de água; apresentação de um sistema de purificação de água de chuva por coleta da água naturalmente evaporada e condensada em recipiente fechado exposto à irradiação solar; debate com a turma e proposição de ideias para a melhoria do sistema de purificação utilizando-se os conhecimentos dos alunos, numa abordagem CTSA. Com a sequência didática aplicada e pela observação do sistema de purificação de água de chuva desenvolvido foi possível: apresentar novos conhecimentos à turma sobre responsabilidade social e ambiental; promover reflexões sobre a forma como a água se transforma no meio ambiente elucidando a importância de biomas como a Floresta Amazônica e o Cerrado; promover debates interdisciplinares onde os alunos do curso técnico em eletrônica utilizaram seus conhecimentos para a proposição de ideias para a melhoria de um projeto de cunho químico e ambiental; utilizar um problema real de modo a contextualizar a importância da coleta e uso de água de chuva como alternativa de consumo sustentável de água. Neste sentido, o trabalho desenvolvido se mostrou uma boa alternativa para o ensino do conteúdo Misturas: tipos e processos de separação utilizando-se TICs e abordagem CTSA de forma abrangente, interdisciplinar, contextualizada, lúdica e motivadora

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.