Identificação, caracterização e uso do princípio ativo de flores como indicadores de pH

PONTES, Layce Alicy Cunha Alves

Resumo

A formação do professor o torna crítico em razão da qualidade do ensino, tem como um dos critérios o interesse do aluno, a disciplina de química possibilita despertar o aluno para a aprendizagem através da experimentação, pois é uma ferramenta com efeitos visuais e podem ser associados a matérias acessíveis. O trabalho objetiva investigar e caracterizar o princípio ativo antocianina para construção de escalas de pH. As escolas em sua maioria não possuem laboratórios estruturados, e o material acessível de ser produzido e aplicado, facilita o professor a incluir no planejamento e ser executado na sala de aula. As antocianinas são extraídas das flores, a escolha da substância é devido a seu vasto histórico de meio ácido-base ocorrer a variação de cores, facilidade de ser encontrada em jardins, parques e ambientes externos, e baixo custo para executar a sua extração. A produção das fitas tem o intuito de ter uma longa durabilidade. Como resultado o trabalho obteve escala dos extratos em intervalo de pH de 1 a 14. E através dos espectros na região do UV-Vis das flores estudadas identificar a presença do princípio ativo

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