O uso de situações cotidianas para o ensino de matemática
Santos, Franklin Benicio dos
Resumo
Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades em compreender a Matemática e desempenho insatisfatório no aprendizado da disciplina, esta pesquisa objetiva analisar as percepções de professores sobre o uso de situações cotidianas no ensino de matemática. Para tanto, é necessário compreender a percepção dos professores sobre esse tema e analisar quais suas metodologias em sala de aula. Realizou-se, então, uma pesquisa metodológica científica de cunho qualitativo com leitura de produções teóricas, seguida da pesquisa de campo a partir da aplicação de questionário. Diante disso, observou-se as perspectivas dos professores sobre os alunos e sua respectiva relação com a Matemática no seu cotidiano. Existe muita teoria que pode ser desenvolvida em sala de aula para sanar os insucessos nesse sentido, e tanto alunos como também professores necessitam ter mais conhecimento que os mantenha motivados, o que impõe a constatação de que a maneira como a Matemática foi inicialmente apresentada aos alunos tem sido a principal causa das frustrações e desinteresse dos alunos, porém, é possível reverter a visão equivocada feita sobre a Matemática relacionando-a de maneira positiva à vida do aluno.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.