O TEATRO COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AMPLIANDO O CONHECIMENTO POPULAR DA PLANTA BYRSONIMA CRASSIFOLIA (L.) KUNTH

Silva, Maria Luiziani Marinho da

Resumo

Este trabalho relata a divulgação científica da pesquisa etnobotânica com a espécie Byrsonima crassifolia (L.) Kunth, ocorrente no Parque Natural Municipal de Cabedelo, PB. Usou-se o teatro como ferramenta, com a elaboração de um roteiro original contendo elementos do gênero comédia. Foram conduzidas duas etapas: levantamento etnobotânico e divulgação científica. Na primeira, realizou-se entrevistas semiestruturadas no bairro vizinho ao parque, Jardim Manguinhos. Na segunda etapa, divulgou-se a pesquisa em duas escolas de ensino médio. Ao final, avaliou-se a metodologia junto ao público-alvo e às equipes de educação. Na primeira etapa, foram entrevistados sete sujeitos, de maioria do sexo feminino (85%) e idade média de 65,71 anos. O conhecimento das propriedades terapêuticas da espécie de interesse foi limitado à alimentação. Na segunda etapa, a avaliação indicou que o teatro é uma ferramenta eficiente na divulgação científica para a educação formal no nível médio do ensino básico. Permitiu ser realizada em espaço com pouco recursos, articular o conhecimento com a disciplina de biologia, além de promover a divulgação da murici. Diante disso, a divulgação científica foi viável quando empregada ferramenta lúdica e cativante, e, assim, pôde contribuir para a alfabetização científica e melhoria da aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.