QUADRINHOS, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO PERÍODO (2000-2020)

Lima, Nicácio Nascimento de

Resumo

O presente trabalho analisou a produção acadêmica sobre a utilização dos quadrinhos no ensino de ciências e biologia, trouxe muitas surpresas tanto boas quanto negativas negativas: o potencial da utilização dos quadrinhos em sala de aula, tanto como ferramenta, como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, suas possibilidades de utilização e ludicidade de aprendizagem, porém, em contraponto, está a sua ausência no processo de formação dos docentes nas instituições que desconhecem seu potencial. Mesmo sendo utilizados há anos em concursos públicos, provas de vestibulares, Enem e provas como o ENADE, a maioria esmagadora dos professores que trabalha com quadrinhos ainda está relacionada à alfabetização e letramento (língua portuguesa) das séries iniciais do ensino fundamental e de língua estrangeira. Entretanto, aqui venho mostrar por meio deste trabalho, as potencialidades dos mesmos e como este recurso ainda subexplorado, quando bem trabalhado pode ser uma fonte importantíssima a ser utilizada em sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho foi o “Estado da Arte”, que analisou publicações no período de 2000 a 2020 sobre o tema abordado.

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