Evasão escolar em cursos superiores da área de TI: um estudo de caso no IFPB Campina Grande
Lucena, Iasmin Santos
Elias, Rayanne Kelly Marcelino Barros
Resumo
A evasão em cursos superiores de tecnologia é um desafio significativo enfrentado por instituições de ensino em todo o mundo e acarreta impactos negativos tanto para os alunos quanto para as instituições de ensino. Identificar os fatores que contribuem para essa situação é essencial para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo investigar a existência de uma relação entre a evasão nos cursos de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande e o perfil acadêmico e socioeconômico doestudante. Para tal, foram realizadas diversas etapas metodológicas, incluindo revisão bibliográfica de artigos e pesquisas sobre desistência escolar no Ensino superior, extração de dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), criação e aplicação de questionários para alunos e ex-alunos da instituição com o intuito de obter informações adicionais e análise de todos os dados obtidos. Por fim, os resultados foram apresentados por meio de gráficos, tabelas e criação de um dashboard, a fim de facilitar a compreensão e interpretação dos resultados obtidos. Essa visualização permitiu uma análise mais clara das relações entre as variáveis estudadas, destacando-se a porcentagem geral de evasão nos cursos de TIC como sendo de 52.5%, o curso de Telemática correspondendo a 67.6% desse valor e Engenharia de Computação a 21.5%, além disso, fatores relacionados a questões acadêmicas, pessoais, e problemas institucionais podem ser apontados como principais fatores de influência. Os resultados obtidos podem fornecer informações valiosas para a instituição e contribuir no desenvolvimento de estratégias e políticas de combate à evasão e promoção do sucesso acadêmico dos estudantes de modo preciso.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.