Explorando a geometria espacial no ensino médio a partir do teorema de Euler para poliedros convexos
Dantas, Alexandre Gonçalves
Resumo
Este trabalho contempla algumas características dos polígonos e poliedros convexos e não convexos, priorizando a demonstração da Relação de Euler em que V − A + F = 2. A Característica de Euler ou Teorema de Euler para poliedros convexos é um resultado muito conhecido e de grande importância em Geometria Espacial. Compõe boa parte dos conteúdos abordados no Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, a exemplo da Geometria Plane e Espacial. O referido trabalho tem como objetivo geral ampliar a compreensão acerca do Teorema de Euler para Poliedros Convexos e fazer com que o educador, conheça algumas propriedades do teorema. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo embasada nas abordagens de Boyer (2002); Dante(2016); De Morais Filho (2012); Eves (2004); Iezzi (2005) e Lima(1999). Sendo também descritivo-exploratório quanto aos objetivos. Os procedimentos são bibliográficos e documentais. A coleta de informações aconteceu através da busca de artigos, dissertações e TCCs, em sites sobre a temática abordada.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.