Padronização de processos do setor de compras e licitação da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB

Brasil, Cyntya Fabiana dos Santos

Resumo

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, atende atualmente a mais de quatrocentos projetos de P&D, em suas mais variadas demandas - dentre elas, às inúmeras solicitações de compras, quase sempre em caráter de urgência, que precisam ser executadas no rigoroso cumprimento de parâmetros legais e institucionais pré-estabelecidos, por meio de ritos procedimentais padronizados e juridicamente assegurados. Diante da premissa de que os processos podem se tornar mais eficientes e céleres quando os procedimentos são conhecidos e seguidos por todos, o presente trabalho se propôs a analisar os processos de compras da Fundação PaqTcPB, a fim de contribuir para a geração de resultados otimizados para a própria instituição e para os projetos por ela apoiados. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e pelo método da observação. O envolvimento e colaboração da própria instituição, sujeito deste estudo, bem como da pesquisadora, que atua profissionalmente no ambiente estudado, contribuíram para a descrição e detalhamento dos procedimentos internos do setor. Deste modo, foi possível perceber que o setor de compras encontra-se bem organizado e estruturado, apresentando bons resultados de desempenho e o cumprimento legal em todos os processos; entretanto, algumas falhas internas de comunicação no setor, bem como de alinhamento e padronização de suas atividades foram percebidas; e embora existam, constatou-se ainda que os materiais institucionais acerca do tema são pouco conhecidos e disseminados entre os colaboradores, em especial àqueles admitidos após a sua escrita, cujo conhecimento operacional baseia-se no repasse de informações por funcionários mais antigos. Diante do exposto, optou-se pela criação de um manual técnico de procedimentos operacionais, acessível a todos os colaboradores do setor. A sua implementação, contribui para proporcionar informações atuais e relevantes acerca das atividades operacionais do setor, estimular a autocapacitação, disseminar conhecimento e promover melhorias de desempenho.

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