O uso da tecnologia assistiva como apoio à transcrição de textos matemáticos e gráficos em tinta para a escrita em braille

Silva, Igor Andrade da

Resumo

Este estudo parte da inquietação frente ao acesso do estudante às aulas de Matemática, mas não necessariamente uma legítima participação. Visto que a diversidade no ambiente escolar é propícia a necessidades educacionais específicas, cabe aos professores no planejamento da sua prática pedagógica fornecer múltiplas formas para a promoção de uma aprendizagem mais justa. Dito isto, foi definido a questão de investigação deste trabalho: Como os recursos de Tecnologia Assistiva, a exemplo, os programas Braille Fácil e Monet, podem ser eficazmente empregados na transcrição de textos matemáticos e gráficos em tinta para a escrita em braille, visando a acessibilidade de estudantes com cegueira e baixa visão nas aulas de Matemática na educação básica? Assim, o objetivo consiste em investigar a funcionalidade dos programas Braille Fácil e Monet na transcrição de textos matemáticos e gráficos em tinta para a escrita em braille como recurso para acessibilidade de estudantes com cegueira ou baixa visão em cenários de aulas de matemática na educação básica. Para tanto, o percurso metodológico da pesquisa é de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, com finalidade descritiva. Como resultados, foram apresentadas algumas das funcionalidades dos programas supra citados para a transcrição de expressões da linguagem matemática e representações gráficas em braille, tendo como referência para a elaboração dos enunciados as cinco unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular que caracterizam a área da Matemática, a saber: Álgebra, Números, Geometria, Grandezas e Medidas e Estatística e Probabilidade. Contudo, pode-se verificar o desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis – de baixo custo e de fácil manuseio – e de estratégias de ensino, o que favorece a atuação do professor frente aos princípios da inclusão escolar.

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