Um estudo sobre o uso de jogos didáticos em sala de aula e sua influência no processo de ensino-aprendizagem da matemática

Silva, Nataely Pereira da

Resumo

Muitos alunos se sentem bloqueados e incapacitados de aprenderem matemática ou relatam que a disciplina é chata e difícil. Com o decorrer da história e a evolução das gerações foi necessário que surgisse no ensino diversas formas e metodologias de aplicação de conteúdos, visando facilitar o ensino e aprendizagem tanto para o professor, quanto para o aluno. Este trabalho surge com o intuito de analisar como a utilização dos jogos matemáticos colaboram como metodologia facilitadora para o ensino e aprendizado da matemática, desta forma foi desenvolvido uma atividade utilizando jogos didáticos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Costa e Silva, localizada na cidade de Cajazeiras/PB. Quanto aos procedimentos metodológicos o trabalho contou com uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e método dedutivo, quanto aos procedimentos técnicos apresentou uma pesquisa bibliográfica. Com os resultados obtidos, notou-se maior autonomia, desenvolvimento de habilidades, interação (entre alunos, conteúdo e professora regente), descontração e raciocínio lógico na resolução dos problemas abordados através dos jogos e quebra-cabeças. Portanto, diante das inúmeras contribuições que os jogos matemáticos podem proporcionar sendo bem aplicados e mediados em sala, faz com que a necessidade de novas pesquisas sejam desenvolvidas nas escolas em todos os níveis de ensino, para que esses conhecimentos cheguem a todos os professores que lecionam a disciplina de matemática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.