Relações entre a matemática humanista e etnomatemática: um estudo de caso na formação inicial do professor de matemática
Pereira, Maria Armoniele Lins
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir quais são as ideias comuns entre a Etnomatemática e a Matemática Humanista, e como essas tendências são compreendidas por alunos do curso de Licenciatura em matemática, do Campus Cajazeiras do IFPB. A partir de um estudo por meio de referenciais acadêmicos e buscas documentais com vídeos e podcasts, a respeito das tendências pedagógicas e posteriormente as tendências de ensino pesquisa em matemática, foi feito uma análise entre as características históricas, ideológicas, de ensino e filosóficas buscando a percepção do diálogo entre essas duas tendências. Com isso, foi possível produzir um questionário para análise e interpretação de como os alunos do curso de Licenciatura em Matemática enxergam essas tendências, com perguntas formuladas por blocos objetivos que resultaram na confirmação da nossa hipótese que é o entendimento das semelhanças entre as tendências.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.