PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, O TRIPÉ ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Lima, Gabriela Alves de

Resumo

O percurso no ensino superior acarreta em mudanças na forma de ensinar e aprender, em como é conduzido o processo de ensino aprendizagem na relação entre professor e aluno. A educação superior se compõe ao passo que forma, ensina seus alunos e presta serviços à comunidade, possuindo como objetivo principal a criação do conhecimento. Para desempenhar esse papel a universidade desenvolve atividades que se baseiam no ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal da Paraíba detém sua missão pautada neste tripé acadêmico. O Campus Cabedelo oferta desde 2016 o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que dispõe de diversos programas de incentivo à formação docente que contemplam esta tríade acadêmica. Tais programas oferecem ao aluno a oportunidade de alcançar uma formação mais ampla que vai além do espaço de sala de aula, pois deve dispor de meios para que o aluno desenvolva em sua prática profissional uma visão crítica do meio em que está inserido. Por conseguinte, este trabalho tem como objetivo refletir a partir da tríade acadêmica como os programas de incentivo à formação docente contribuíram na construção do perfil profissional de uma licenciada em Ciências Biológicas no IFPB Cabedelo, por meio de um relato de experiência. Espera-se com este trabalho contribuir para a formação de professores, sob a ótica do tripé acadêmico de maneira que se possa favorecer a construção de um perfil profissional crítico e a vivência da prática docente ainda na graduação, de modo que se possa adquirir habilidades pedagógicas necessárias e o faça refletir sobre seu desempenho enquanto professor.

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