RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL II: A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA

Silva, Jeoás Leite da

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência docente desenvolvida em sala de aula por meio de uso de metodologias tradicionais e ativas de ensino em uma turma do nono ano do fundamental II, desenvolvendo materiais instrucionais dentro de uma abordagem de conteúdo com foco em Ciências/Química. Por serem assuntos complexos e de grande incompreensão, os conteúdos de ciências dificultam a absorção de entendimento. Por este motivo foram ministradas aulas utilizando de ambas metodologias com o objetivo de desenvolver o assunto da Tabela Periódica em sala de aula como forma de incentivar um entendimento aos alunos de modo mais efetivo. As abordagens de aprendizagem ativa estimulam o domínio, a criatividade e a autonomia do aluno, abordando as dimensões cognitiva, sustentável, estética e social do trabalho, e as abordagens tradicionais fornecem um norte teórico para seu crescimento e aprendizado, fornecendo fundamentos, conceitos, conhecimento e boa colaboração na hora de criar a tabela periódica. O uso de metodologias tradicionais e ativas podem trazer uma contribuição importante para o processo de ensino de ciências naturais. Especialmente quando aplicado de forma intrincada e harmoniosa. Por meio de ambas abordagens, foi possível estimular o interesse dos alunos pelas ciências promover o protagonismo estudantil em seu próprio aprendizado e desenvolver aptidões essenciais para a vida acadêmica e pessoal.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.