CONTRIBUIÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Santos, Millani Mendonça dos

Resumo

A educação tem sofrido retrocessos, que afetam a qualidade do ensino básico, uma vez que o mesmo tem andado em passos lentos para o que é considerado adequado à educação brasileira. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desenvolveu o Programa Residência Pedagógica (PRP) pensando na importância de conduzir, promover e acompanhar a formação inicial e continuada de profissionais na área da educação. O presente trabalho tem como objetivo principal descrever as vivências de uma residente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Cabedelo, que participou do Programa Residência Pedagógica no período de novembro de 2022 à setembro de 2023, na unidade escolar Municipal da cidade de João Pessoa – PB, na qual relata suas experiências no PRP, sobre como este foi fundamental para sua identidade profissional. As práticas ocorreram nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Por fim, o PRP pode auxiliar aqueles estudantes dos cursos de licenciatura, que ainda têm dúvidas se realmente desejam seguir carreira docente, além dos problemas que os educadores precisam enfrentar para conquistarem melhores qualidade de trabalho e de vida, lutando por uma educação de qualidade para os nossos alunos.

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