GAMIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PPC’S DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB

Alves, Elisa Celli Durán Y

Resumo

Utilizando de elementos, estratégias e pensamentos dos jogos, a gamificação contribui no processo ensino-aprendizagem ao proporcionar maior comprometimento dos alunos na construção do seu conhecimento. Desta forma, a aplicação em sala de aula tem despertado o interesse de pesquisadores, professores e estudantes. Este trabalho apresenta uma investigação sobre a utilização deste conceito no ambiente educacional do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cabedelo e Princesa Isabel. Como metodologia de trabalho foi realizada uma Pesquisa Documental sobre quantas e quais são as metodologias ativas e inovativas utilizadas em seus Projeto Pedagógico do Curso (PPC’s) em sua última atualização (2019), também foi realizada uma Revisão de Literatura, acerca da gamificação, suas principais teorias e conceitos relacionados a metodologia inovativa, assim como eles podem ser aplicados no contexto da educação. A questão central da pesquisa gira em torno da seguinte pergunta: De que modo a gamificação é abordada nos PPC’s de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFPB de Cabedelo e Princesa Isabel? Para solucionar esta questão, os PPC's foram analisados criteriosamente sempre na busca de identificar a presença de elementos gamificados verificando seus usos e aplicações dentro do contexto do ensino superior.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.