Ensino da matemática para alunos surdos na Escola Estadual Dom Moisés Coelho

Pereira, José Luis

Resumo

Este trabalho, tem como tema o ensino da matemática para alunos surdos na Escola Estadual Dom Moises Coelho, localizada na zona urbana da cidade de CajazeirasPB, na qual o nosso estudo possui a finalidade de compreender como é trabalhado o ensino da matemática com alunos surdos em sala de aula. Buscando de tal estudo entender quais os métodos de ensino que os professores de matemática utilizam para melhorar o desenvolvimento das aulas para os alunos surdos, analisar se os docentes possuem qualificação profissional adequada para atender esses alunos, verificar se a escola possui um profissional adequado para fornecer suporte ao professor no transcorrer de suas aulas e se a escola em estudo fornece materiais e formação continuada para professores atender os alunos com surdez. Para responder essas perguntas foi realizado um estudo bibliográfico acerca do tema vigente na literatura e levantamento de estudo de caso, no qual foi destacado um breve relato referente a deficiência auditiva, aspectos históricos da educação dos surdos no Brasil e no mundo e a Legislação da educação de surdos. Foi realizado um questionário de aspecto qualitativo com a participação de cinco professores de matemática que lecionam nesta instituição educacional. Com a análise do questionário foi observado que a maioria dos professores se apropriam na utilização de aplicativos para tentarem desenvolver métodos que facilitam o ensino dos alunos com surdez, que a escola não possui um plano de educação continuada para os professores, porém possui materiais e profissional adequado para dá suporte ao professor em sala de aula e que alguns professores não tiveram em sua formação docente um ensino voltado para um atendimento a alunos com necessidades especiais em surdez. Por fim, que a escola em estudo deve desenvolver uma ação que forneça a educação continuada não só para os professores de matemática, mas sim para todos que compõem o meio de ensino dos alunos com surdez, pois assim fornece uma interação melhor do aluno com o meio de ensino, favorecendo o ensino.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.