UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA FANEDIÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIA
Ribeiro, Luana Claudino Moreira
Resumo
A prática de fanzines corresponde a produção de uma revista feita por fãs de qualquer tipo de conteúdo, e tem-se disseminado como uma estratégia inovadora para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. A edição dos zines é marcada pela liberdade criativa do autor, sendo um gênero textual sem estruturas e modelos prévios, pois somente o editor do zine é capaz de oferecer a identidade visual adequada. O estudo corresponde a uma pesquisa-ação, que teve como objetivo analisar a potencialidade do fanzine como um recurso para o ensino e aprendizagem de ciências, e ainda expor uma experiência de intervenção pedagógica com a aplicação de fanzines nas aulas de Ciências; estimular o interesse dos alunos e a consolidação do conhecimento através da produção de um fanzine autoral e desenvolver nos alunos habilidades artísticas. A investigação, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados ao uso de fanzine na disciplina de ciências, e também alinhados com a temática proposta, dispostos no Portal Periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Além da realização de uma intervenção pedagógica, envolvendo duas turmas do 6°ano do ensino regular e uma do Ciclo III da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, mesmo ainda desconhecido em muitos lugares, o fanzine se mostrou uma ferramenta inovadora e eficaz na educação, favorecendo a participação ativa dos estudantes na consolidação do conhecimento e no desenvolvimento de suas competências tanto pessoais quanto em grupo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.