APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lima, Nathalia Tayná de Melo de
Resumo
O estágio é um momento muito importante na vida do estudante de licenciatura, pois proporciona a obtenção de experiências e desenvolvimento de habilidades para o futuro professor; esse é o momento de conhecer a realidade da escola, saber como funciona na prática uma sala de aula, em especial: uma escola pública do ensino básico. O presente estudo trata-se de um relato de experiência, a pesquisa é caracterizada como qualitativa e tem como objetivo relatar o uso de sequências didáticas nos anos finais do ensino fundamental a partir das experiências obtidas durante o Estágio Supervisionado II que é disciplina obrigatória do Curso Superior em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo. As atividades de planejamento, observações e regências foram desenvolvidas entre os meses de março a junho de 2022 nas turmas: 8º A, 8º B, 9º A e 9º B, nas aulas de Ciências do ensino fundamental II de uma escola da rede pública do ensino básico que estava sob aviso de demolição e sem quadro de horário de aulas fixo. Para a execução das regências adotou-se a estratégia de realização de sequências didáticas com uso de metodologias e ferramentas diversificadas como: jogo, uso de mapa mental, prática demonstrativa e oficina. A partir disso foi possível refletir sobre os desafios e possibilidades enfrentados no estágio de regência no ensino de ciências, sendo o estágio uma etapa muito significativa, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, foi um momento de desenvolvimento de habilidades do futuro docente, onde foi possível aprender a se adaptar e resolver os problemas que surgem na realidade escolar, como também foi um momento de novidades para os estudantes que conheceram novas formas de aprender ciências a partir de ferramentas e metodologias diferentes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.