A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silva, Ana Vitória Dantas Fernandes da
Resumo
O seguinte trabalho tem como objetivo analisar como as atividades desenvolvidas durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto de Biologia, contribuíram para a formação de uma estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um dos que fornece ao estudante de licenciatura uma experiência para profissão, além de ministrar aulas, o residente tem a oportunidade de conhecer o sistema escolar, através da participação em reuniões, conselho de classe e planejamento, atribuições essas que contribuem para a formação dos estudantes de licenciatura. Analisar como as atividades atribuídas ao PRP contribui na prática para a construção acadêmica de futuros docentes é fundamental para compreender como o programa é importante para formação profissional. Visto isso, analisar as experiências dos residentes é uma forma de entender as contribuições que o programa traz para a formação dos futuros professores do ensino básico. O Programa de Residência Pedagógica vem trazendo ao futuro docente a oportunidade de aperfeiçoar sua formação. Desse modo, o estudo busca relatar as experiências vividas, durante os meses de novembro de 2022 e junho de 2023, através das atividades desenvolvidas durante a inserção no PRP. Durante esses processos de refletir, planejar e executar as aulas, pude perceber através da interação dos alunos a importância de trazer aulas que fossem mais dinâmicas e que mudassem os espaços de aprendizagem, como no caso da semana do meio ambiente, onde as aulas foram em parte no jardim da escola e até mesmo nas que levava jogos e materiais diferentes ou do cotidiano. O programa contribuiu na minha formação, tanto em aspectos metodológicos, quando pude fazer aulas com dinâmicas, que se resultaram em maior participação dos alunos, como na minha identidade docente, pois através dele pude ter uma melhor experiência e compreender sobre as diversas formas de ajudar na facilitação da formação dos alunos como sujeitos ativos do seu aprendizado, além de perceber como toda a formação proporcionou a participação positiva no programa.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.