Desenvolvimento de material didático: Jogo de tabuleiro para o auxílio ao ensino da Microbiologia
Cesar, Chrystian Nunes de Azevedo
Resumo
A escola é uma das instituições fundamentais para a formação de cidadãos intelectuais, e dentro dela, ensinado diversas matérias e assuntos que contribuem para a construção do saber de cada estudante. Um desses assuntos, a Microbiologia, encontrada dentro da matéria de Biologia, é um assunto extenso que por vezes pode dispersar a atenção do aluno. Esse trabalho busca criar um jogo didático no estilo perguntas e respostas sobre a temática da Microbiologia, capaz de ser produzido e preparado de maneira acessível para ser utilizado com facilidade em sala de aula. Este trabalho propõe investigar a alternativa de um melhor entendimento ao utilizar o jogo como uma estratégia metodológica ativa para o ensino de Microbiologia, através da criação do jogo, o recolhimento de uma pré e pós-entrevista dos jogadores e incentivar com o uso da gamificação o aluno para algumas matérias extensas, como a Microbiologia. Foi possível verificar por meio do teste do jogo resultados gratificantes, onde os jogadores não só conseguiram ter um momento agradável e divertido, como também conseguiram absorver bastante do conteúdo, estando dispostos a jogar novamente. O jogo também se demonstrou capaz de ser utilizado tanto em aula presencial quanto remota, permitindo uma abordagem adaptável em um período de pandemia.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.