DUNGEONS & DRAGONS 5e: DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO ILUSTRADO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO DESIGN EDITORIAL E DA NARRATIVA VISUAL

Figueiredo, João Arthur de Macêdo Rafael

Resumo

Os Role Playing Games (RPG) vem sendo muito populares desde a sua criação na década de 1970, até os dias atuais, contudo, os diversos livros e materiais disponíveis não apresentam ilustrações narrativas que contribuem com as histórias dos jogadores. O presente trabalho apresenta a criação de um livro ilustrado trazendo novas soluções gráficas para a aventura oficial “The Wild Sheep Chase“ para a quinta edição de Dungeons & Dragons. Nesse intuito, será abordada a importância dos Jogos de RPG, a relevância do design editorial e design da informação para livros de RPG e serão realizadas pesquisas sobre quais os aspectos da narrativa visual são essenciais para ilustrações em livros de RPG utilizando os seis passos para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa sugeridos na metodologia de Lakatos e Marconi (1985). Para o desenvolvimento do livro com as ilustrações será utilizada a proposta de Alexandre Schermach (2015) para uma metodologia de projeto aprimorada e simplificada no campo do design, a partir da fusão das metodologias de Baxter, Munari e Frascara. A partir destas, pretende-se alcançar resultados satisfatórios quanto aos problemas de design editorial, design da informação e narrativa visual que este trabalho se propõe a resolver. Além de solucionar questões que poderão aparecer no decorrer da pesquisa e desenvolvimento do material. E por fim, esta pesquisa resulta em um material ilustrado que pode ser utilizado por jogadores de RPG, apresentando novas soluções gráficas para livros de RPG e unindo elementos tradicionais com novas abordagens.

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