GAMIFICAÇÃO DO ENSINO DA GESTALT
Gomes, Tiago Truta
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se do desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo digital para o ensino das leis de Gestalt voltado para alunos de Design Gráfico do IFPB campus Cabedelo. Tendo em vista a potencial dificuldade de alguns estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPB-Campus Cabedelo , foi percebido por meio de questionários que a matéria de Gestalt tinha um nível de dificuldade de aprendizado. Partindo dessa premissa foi desenvolvido um protótipo de jogo para auxiliar os alunos a compreender melhor o assunto, utilizando por intermédio da gamificação. Os conteúdos aplicados ao projeto foram leis de Gestalt, design e educação e gamificação do ensino. A metodologia usada no projeto foi a “Waterfall” ou “cachoeira ou cascata” desenvolvida por Ian Schreiber(2009). Ela consiste em seguir o projeto como uma cascata partindo da ideação, passando para desenvolvimento, avaliação, pós-produção e finalização do projeto. Para minimizar riscos e problemas em seu desenvolvimento foi também utilizado uma “iterative approach” ou “abordagem iterativa” consiste em criar hipóteses, desenvolver formas de testar essas hipóteses, testá-las e depois implementá-las ao projeto, dessa forma evitando o surgimento de erros e riscos para o projeto. Tornou-se possível observar, por meio do questionário aplicado, a dificuldade existente em relação a identificação de algumas das leis da Gestalt em peças gráficas, presente entre os estudantes. Então, com o objetivo de contornar esse problema, foi desenvolvido um protótipo de jogo para auxiliar os estudantes no treinamento de suas respectivas habilidades visuais e como instrumento facilitador para a aprendizagem da Gestalt.
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