A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E DINÂMICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Costa, Beatriz Souza Farias da

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) relata a vivência de uma licencianda do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no Programa Residência Pedagógica (PRP). As atividades do PRP foram realizadas na Escola Cidadã Integral Izaura Falcão de Carvalho, no município de Lucena-PB. O programa tem como objetivo a inserção da discente no ambiente escolar com o intuito de vivenciar e experimentar situações concretas do cotidiano da escola. A modalidade escolhida para este TCC foi a de “Artigo científico”, em acordo às normas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O artigo teve como objetivo relatar experiências realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) no tocante à utilização de atividades lúdicas na disciplina de Biologia em uma escola pública do município de Lucena, litoral paraibano. As atividades foram realizadas no ano letivo de 2019 em duas turmas da 3ª série do ensino médio. As atividades realizadas na escola campo foram: (1) O jogo “Dominó DNA e RNA”; (2) A dinâmica do " Quem sou eu?"; e (3) A utilização do aplicativo Picklers. O jogo do “dominó de DNA e RNA” foi empregado para o melhor entendimento do pareamento das bases nitrogenadas. Já na dinâmica do " Quem sou eu?" foi abordado o assunto “Cadeia e Teia Alimentar”. O aplicativo Plickers foi utilizado para abordar o sistema ABO. A partir das atividades lúdicas realizadas, percebeu-se um maior interesse dos alunos em participar das aulas de Biologia. A maioria dos alunos deu respostas positivas referentes às atividades e chegaram a pedir que tivessem mais aulas desse tipo, para que eles saíssem da monotonia e também trabalhassem mais em grupo. A experiência vivenciada enquanto residente contribuiu na reflexão acerca da utilização das atividades lúdicas no contexto escolar, o que pode contribuir bastante para o ensino e para a aprendizagem de Biologia.

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