NOVAS FRONTEIRAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DOS SECUNDARISTAS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS CABEDELO
Araújo, Diego Morais de
Resumo
Fronteiras sociais são linhas que separam grupos. Elas podem ser espaciais e materiais; socioculturais e simbólicas. Na educação, são formadas no ambiente escolar, nas quais, as variações culturais, sociais e econômicas dos estudantes se colocam em evidência durante o processo de experiência educacional. Este estudo objetiva compreender como se constituem as fronteiras sociais no cotidiano dos jovens estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba - campus Cabedelo, discutindo o papel da educação na produção ou transposição delas. Como método de estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de Grupo Focal, com roteiro de entrevistas composto por três eixos temáticos: trajetórias estudantis; fronteiras sociais que os estudantes enfrentam no cotidiano e; experiências sociais de descontinuidades de trajetórias familiares. Foram realizados três grupos focais, com cerca de 15 estudantes em cada um. Durante as entrevistas, buscou-se discutir diferentes temáticas relacionadas ao processo educacional, sobretudo as dificuldades relacionadas ao cotidiano escolar. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para texto. Os estudantes entrevistados não enxergam as dificuldades enfrentadas no cotidiano como uma problemática social e coletiva e sim, como problemas individuais, ao qual cada um deve resolver de acordo com sua própria capacidade. Durante as análises dos Grupos Focais, notou-se que os estudantes têm críticas sobre a Escola, mas elas são construídas de forma individualizada, mesmo que os problemas que as envolvem sejam sociais e coletivos.
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